Microempresários – 71% estão otimistas com 2018

Pesquisa realizada em fevereiro deste ano, pelo Clube Sou Empreendedor, com 3.200 entrevistados, mostrou que 71% dos donos de micro e pequenas empresas consideram que suas atividades terão um bom desempenho em 2018, enquanto 20% dos  microempresários acham que o cenário será igual. Somente 8% entendem que será pior do que 2017.

Apesar do otimismo, microempresários mantém cautela nos investimentos

É bom lembrar, no entanto, que a crise econômica deixou feridas e muitos empreendedores terão que cicatrizá-las, antes de pensar em novos projetos. Com a queda no faturamento, para muitos a prioridade será recuperá-lo, o que em outras palavras quer dizer investimentos mais modestos. Neste sentido, a pesquisa revela que a área comercial deverá receber 35% de investimentos, 22%, porém, irão apostar em marketing e produto.

Neste cenário de cautela, é muito importante o empreendedor se informar e manter-se sempre atualizado quanto aos melhores caminhos a seguir, e sempre de forma segura. Por essa razão, deve pensar investir em um consultoria, orientação ou mentoria. Quem sabe buscar profissionais que possam lhe ajudar a pensar (ou repensar) o seu negócio. E não devem esquecer o marketing digital, hoje em alta, tendo em vista o uso cada vez maior da internet pelos consumidores brasileiros.

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *