5 Dicas para o seu Negócio no Instagram

Lançado oficialmente como rede social em 2010, o Instagram tem hoje 1 bilhão de usuários ativos  mensais em todo o mundo. Atualmente o Instagram tem em torno de 200 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo. O mais interessante, no entanto, é que 80% dos usuários costumam seguir perfis comerciais, segundo dados da própria empresa. Sendo assim, se você ainda não tem, é hora de pensar em incrementar o seu Negócio no Instagram.

Dicas para alavancar o seu Negócio no Instagram

1 – Entregue conteúdo relevante, não somente propaganda

Um perfil onde somente é postado conteúdo de venda, logo se tornará chato e, além de não atrair novos seguidores, poderá perder os já existentes. Use o Instagram para criar uma autoridade dentro do seu nicho de mercado, oferecendo conteúdo curioso e útil para o seu público.

2 – Use #Hastags#

Uma postagem sem #hastags tem muito menos chance de curtidas e comentários do que as que são marcadas. Procure #hastags que remetam o público ao assunto do seu post. Usar somentes #hastags pessoais, genéricas e abrangentes também não é legal, tais como: #seunome #vamoscomtudo #tamojunto e etc.

3 – Use uma linguagem jovem

A não ser que o seu negócio seja realmente voltado exclusivamente para um público de maior idade, procure usar uma linguagem jovem na hora em que for se comunicar com sua audiência. Segundo pesquisas, 34% dos usuários ativos do Instagram são jovens com idades entre 18 e 24 anos. Uma maneira mais eficiente para descobrir a faixa etária de seus seguidores é transformar seu perfil pessoal em perfil comercial. Para tanto, você deve associá-lo a uma Página (Fanpage) do Facebook. Desta forma, você terá acesso ao Instagram Insights, que fornecerá dados como idade, localidade, além dos melhores dias e horários de acesso de seu público.

4 – Faça postagem no horário certo

Os horários de maior interação dentro do Instagram são das 19h às 22h. Porém, conforme disse no item anterior, procure tornar seu perfil comercial para ter acesso a informações mais específicas sobre o comportamento dos seus seguidores, como por exemplo os horários em que eles estão mais ativos.

5 – Use mais vídeos nas postagens 

Segundo pesquisas, até 2020 (daqui a dois anos), 80% do tráfego de dados da internet será de vídeos. No Instagram eles estão em alta.  Como Post, no feed, eles podem ser de até 60 segundos.  Mas você pode postar em modo carrossel, ou seja, mais de um (um mesmo vídeo cortado em pedaços de 60’). No Stories eles podem ser de até 15 segundos, mas também podem ser postados em sequência. Você pode usar o App Story Cutter para cortar um vídeo grande nos tamanhos exigidos pelo Instagram.

Espero, com essas dicas, que se você ainda não tem um perfil de Negócio no Instagram, se anime a ter. E se já tem, quem sabe não é hora de dar uma repaginada e fazê-lo render mais para o seu empreendimento?

LUIS PIMENTA

(Jornalista e Radialista – Apresentador do Programa Super Mídias)

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